terça-feira, 13 de outubro de 2015

Filme Monstros SA 2001

O filme conta a história sobre monstros que assustam crianças para conseguir seus gritos e gerar energia para seu mundo. A cidade em que se desenrola boa parte da ação, Monstrópolis - é bem similar ao mundo dos humanos, exceto pelos seus habitantes: monstros, com todos os caracteres - chifres, dentes afiados, cores berrantes, partes do corpo com tamanho desproporcional, pêlos, garras ou aspecto asqueroso.

Mike e Sullivan são monstros empregados da firma Monstros S/A (Monsters Inc., no original). Sua tarefa é assustar crianças pequenas todas as noites. Assim, quando as crianças gritam, é armazenada uma certa quantidade de energia, vital para a sobrevivência e a comodidade do mundo dos monstros.O ponto de contato entre os dois mundos é a porta do armário dos quartos de crianças por toda a Terra. É por esse portal que os monstros invadem momentaneamente o mundo humano, assustam as crianças e depois retornam, pelo mesmo buraco de minhoca. A empresa mantém um imenso depósito de portas, e as processa por um sistema industrial e automatizado, qual uma linha de produção. É uma verdadeira fábrica, com turnos, gerentes, recepcionista, vestiários, e etc. A Monstros S/A é responsável pela captação e pela posterior distribuição da energia em Monstrópolis.

Os dois monstros formam uma equipe: Sullivan é quem assusta as crianças, e Mike é seu auxiliar - manuseia o equipamento que controla as portas e armazena a energia. Dividem o mesmo apartamento e são muito amigos. Eles são os recordistas da empresa em quantidade de energia armazenada, e participam dos comerciais da companhia. Apesar de sua popularidade, Sullivan também conquista algumas rivalidades. A maior delas é com Randall, o qual não se contenta e ser o segundo melhor da empresa e quer bater o recorde de seu rival. malandro e provocador, Randall costuma provocar Sullivan e Mike enquanto tenta usurpar a liderança tida por Sullivan.
Existe a crença, no mundo dos monstros, de que humanos são potenciais transmissores de doenças. Há uma preocupação, por parte dos monstros assustadores, em evitar ao máximo o contato com os infantes e os objetos que fazem parte de seu quarto. Quando um desses objetos é trazido acidentalmente para o mundo dos monstros, há a adoção de medidas profiláticas urgentes e extremas. O órgão responsável por isso é a CDA - Child Detection Agency.

Acidentalmente, aparece uma garotinha humana no mundo dos monstros. A princípio, a culpa pelo acidente parece ser de Sulley, que havia retornado à linha de produção fora do horário de expediente, a fim de resolver uma pendência burocrática de Mike. No local, ele nota uma porta fora do depósito e resolve abri-la. É surpreendido então por Boo, uma pequena garotinha que com ele passa a brincar.

A reação de Sullivan é de espanto e horror. Ele, que todos os dias assustava dezenas de crianças com seu rugido, foge apavorado do pequeno ser de olhos brilhantes e sorriso maroto que o persegue sem cessar, pois o enxerga como um grande e bonito brinquedo com o qual deseja se divertir. Inicialmente, ele a repele como quem repele um ser abjeto, e ela, em sua inocência, é toda ternura para com ele. Com o passar do tempo, o monstro vai se afeiçoando à criança.



A partir daí, Mike e Sullivan passam a experimentar grandes e cômicos sobressaltos a fim de encobrir a presença de Boo em Monstrópolis e para devolvê-la a seu mundo. Por fim, eles acabam descobrindo que a presença da garotinha na empresa não fora acidental, mas sim integrava um plano urdido pelo chefe da empresa em conluio com Randall, a fim de aumentar a produção de energia por intermédio da tortura infligida a crianças abduzidas pelos monstros e trazidas para esse fim à fábrica.

Inicialmente, a dupla de vilões tenta incriminar Sullivan e Mike, expulsando-os não só da fábrica, mas sim do seu mundo, através de uma porta que dava para os Himalaias. Aí eles descobrem que estão numa zona remota no Nepal e, conhecem o tão famoso Abominável Homem das Neves, a quem contam o que estava a acontecer. Este indica-lhes uma forma de retornarem à fábrica, pois ele sabe que há monstros que assustam crianças da povoação mais próxima. Sullivan espia a povoação até começar a ouvir crianças a gritar. É nesse momento que sabe que o portal de se abríu e, entra numa das casas e retorna ao seu mundo através de um dos armários. Mike faz o mesmo, aparecendo na fábrica no dia seguinte. Assim que o patrão os vê na empresa, manda Randall matá-los de uma vez por todas. Porém, estes conseguem ser mais fortes e conseguem dominá-lo. Abrem uma porta, cujo buraco dava para uma rolote de um parque de campismo, algures numa zona tropical, para onde eles lançam Randall. Este é confundido com um crocodilo pela família que ocupava essa mesma rolote e, é morto pelos mesmos.

Durante a convivência com Boo, Sullivan percebe que o riso das crianças gera muito mais energia que o grito de pavor. Entretanto Mike e Sullivan armam uma cilada a Waternoose para que este seja finalmente apanhado por tudo o que havia feito. Sullivan usa engenharia social para que o patrão lhe revele tudo sobre o seu macabro plano. Tal acontece, mas junto a agentes da CDA, o que Waternoose não sabia. Estes ao obterem esta confissão prendem-no de imediato. Logo de seguida, é Sullivan quem passa a dirigir a fábrica. Com esta nova chefia, a empresa passa por uma reformulação em seus princípios, e as turmas de assustadores passam a ser de "divertidores". O clima na fábrica também melhora muito, torna-se mais ameno e divertido; como também esta entra num período de prosperidade e estabilidade para com os seus trabalhadores que, nunca havia atingido antes.


Então é revelado que Mike reconstruiu a porta de Boo que, havia sido esmagada pela CDA. Sullivan então coloca o ultimo pedaço da porta, permitindo que esta abra o buraco de minhoca novamente para a Terra. No final, Sullivan reencontra Boo.



Postagens relacionadas

Filme Monstros SA 2001
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.